Novas Tecnologias Midiáticas

Tecnologias e Linguagens Midiáticas | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Professor

Francisco Rolfsen Belda, ou Tico. Jornalista formado pela PUC-Campinas, atuo em áreas relacionadas a comunicação, ciência e novas tecnologias. Fui repórter do jornal “Correio Popular”, em Campinas, entre 1999 e 2001, e colaborei com diversas publicações, como o Jornal da Unicamp, o caderno Mais! da “Folha de S. Paulo”, o caderno de Economia de “O Estado de S. Paulo”, as revistas “Exame PME”, da Editora Abril, e “DNA”, do Hospital São Luiz, e o suplemento “Terramérica”, ligado ao PNUD-ONU.

Em 2003, concluí o mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, sobre jornalismo científico. Em 2009, defendi tese de doutorado em Engenharia de Produção pela EESC-USP, sobre modelagem de programas educativos para televisão digital. Na USP, fui também diretor editorial da Agência Multimídia de Educação e Comunicação Científica, do IEASC, que publica o portal “CiênciaWeb“. Na UNESP de Bauru, sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em TV Digital e também colaboro com o Grupo de Pesquisas Lecotec.

Fundei e dirijo, desde 2003, em sociedade com meu irmão, Carlos Henrique, o Caê, a Editora Casa da Árvore, especializada em difusão científica e cultural, com trabalhos prestados ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, à Fundação Parque de Alta Tecnologia São Carlos, ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), entre outras instituições de ciência e tecnologia, além de dezenas de músicas registradas e algumas gravadas.

Em agosto de 2009, assumi a gerência de Internet do Jornal Tribuna Impressa e coordenei a criação do portal Araraquara.com, com diversos canais de informação e serviço e, no primeiro mês, já mais de 10 mil visitantes únicos por dia.  Em junho de 2010, passei ao cargo de diretor da empresa, com a missão de manter a qualidade editorial e criar novos produtos e serviços de comunicação impressa e digital.

Sou também professor de Metodologia de Pesquisa na Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), de Jornalismo Científico e Laboratório de Tecnologias Digitais do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), e de Novas Tecnologias Midiáticas no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto. Até 2006, lecionei Jornalismo Especializado e Planejamento da Comunicação Jornalística na PUC-Campinas. Antes, dei aulas na Hoyler, em Hortolândia, e na Fafica, em Cantanduva.

Como pesquisador, interesso-me pelas relações entre linguagem jornalística, epistemologia, teorias da ciência e novas tecnologias de informação, comunicação e educação. Além da profissão, interesso-me por viagens, música brasileira (samba e choro) e filosofia das ciências.

Link para meu Currículo Lattes

Written by Francisco Rolfsen Belda

18/04/2011 às 16:06

%d bloggers like this: